Palestra com Jefferson Monticelli

O Brasil no mapa global do vinho é a temática da palestra proferida por Jefferson Monticelli, Professor Assistente, na Escola de Gestão e Negócios, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Entre os assuntos abordados, destaca-se o potencial do enoturismo no país, as oportunidades e desafios estruturais, o projeto “Wines of Brasil” e a importância das redes para o desenvolvimento do setor. Ao final, realizamos um debate, no qual se juntou a nós a investigadora da Universidade dos Açores, Adriana Chim Miki.

Palestra com Marcelo Brito

O patrimônio cultural e o turismo podem ser vistos como elementos estratégicos para o desenvolvimento de territórios criativos. Marcelo Brito, Doutor em Gestão Urbana pela Universidade Politécnica da Catalunha, Consultor na Patrimonium & Urbs e pesquisador no LETS/UnB, aborda temáticas relacionadas às redes criativas da UNESCO, além da importância dos centros de interpretação, dos mapas afetivos e da promoção da cultura. Ele compartilha boas práticas na gestão do patrimônio cultural no Brasil, Portugal e Espanha, e nos convida refletir como diferenciar os territórios e aumentar a experiência turística.

Palestra com Alfonso Vargas-Sánchez

A aplicação da economia circular no turismo é abordada por Alfonso Vargas-Sánchez, Professor Catedrático, que nos traz reflexões e casos de sucesso para colocar em prática os princípios da circularidade. Estes princípios tem o poder de criar impacto positivo no ambiente, na economia e nas comunidades locais. O professor apresenta os desafios e oportunidades da economia circular no turismo e discorre sobre os benefícios ambientais, econômicos e sociais que podem ser gerados.

Painel: “Sustentabilidade nos Açores”

O turismo é um setor que abrange vários segmentos, e a sustentabilidade é fator essencial para o futuro do turismo nos Açores. Nesse painel foi discutido com a equipe da Sustain Azores, o que tem sido feito para que os Açores atenda às necessidades dos turistas e das comunidades locais, preservando os recursos naturais e a cultura.

Palestra com Joana Coutinho

“Que turismo queremos nos Açores” é a pergunta de partida da palestra proferida por Joana Coutinho, Fundadora da Sustain Azores. Agente de mudança, consultora e facilitadora para um mundo com maior justiça ambiental, social e intergeracional, a palestrante traz para o debate experiências internacionais, entre estas de Palau, país localizado na Oceania. Instiga ao pensamento crítico e faz um debate sobre sustentabilidade, desenvolvimento e políticas públicas, trazendo preciosas contribuições para as temáticas em questão.

Painel: “Pressão Turística nos Açores e seus Impactos”

A pressão turística nos Açores é um tema relevante e atual, considerando o aumento substancial de visitantes nas últimas décadas. Esse crescimento traz benefícios econômicos, mas também representa desafios para o meio ambiente e a comunidade. Esse é um debate importante e premente para lidar com essas questões.

Palestra com Jorge Figueroa

“Turismo para todos” é o principal mote da palestra “Turismo Inclusivo y Sostenible en Chile”, proferida por Jorge Figueroa. Docente no Inacap e Presidente do TrekAndino – Chile, ele compartilha boas práticas de seu país, nos instiga a refletir sobre paradigmas e a pensar em uma nova forma de fazer turismo. Um turismo mais inclusivo, no qual pessoas com deficiência (física, sensorial, cognitiva, mental e orgânica) e idosos, possam ser incluídos. Um turismo mais sustentável, que se preocupe na prática com os pilares da sustentabilidade. Um turismo que envolva grupos marginalizados da sociedade, entre estes, moradores de rua.

Palestra com Sarah Minasi

Dos dados à sabedoria em turismo. Como utilizar o conhecimento de forma eficiente e eficaz, e gerar inteligência turística? Sarah Minasi, pós-doutoranda em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e professora colaboradora da Universidade Federal do Paraná, defende que os dados são os principais ativos da gestão, os quais possibilitam a incorporação de estratégias para alcançar resultados positivos. Ressalta ainda a importância do fomento à cultura de gestão baseada em dados e afirma: “não são os dados que são valiosos, mas sim o que fazemos com eles”.

Palestra com Ainhoa Carballido Risco

Ao refletir sobre destinos turísticos inteligentes, as tecnologias precisam ser vistas como ferramentas para apoiar o desenvolvimento de um turismo mais eficiente, competitivo, acessível, inclusivo e sustentável. O uso das tecnologias “end-user” e “operacional”, a gamificação e a realidade aumentada são algumas das temáticas abordadas na palestra “Towards a Smart Tourism”, proferida pela Doutora Ainhoa Carballido Risco, Diretora do Mestrado em Direção de Empresas Turísticas, no CETT Barcelona School of Tourism, Hospitality and Gastronomy.

Palestra com Bruno Amaral

Em comemoração ao primeiro ano do Blog, convidamos o gestor de projetos do Nonagon, Bruno Amaral, para proferir a palestra “Inovação nos Açores: Desafios e Oportunidades”. Ele apresenta a posição de Portugal em relação aos países europeus, discorre sobre o panorama da inovação nos Açores, compartilha iniciativas de sucesso e aborda a inovação no turismo na região.

Painel: Estratégias do Turismo dos Açores 2030

No intuito de compartilhar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão pública na região, foi realizado, na Universidade dos Açores, o painel “Estratégias do Turismo dos Açores 2030”. O debate contou com a presença da Diretora Regional do Turismo, Rosa Costa, e de integrantes do Açores DMO, Carolina Mendonça e Paulo Garcia. Temáticas como sustentabilidade, turismo de natureza, estratégias de marketing e desafios da gestão pública foram objetos de discussão. Antes do painel, foram apresentadas três palestras que já estão online aqui no Blog. Estas foram proferidas por Paulo Garcia, Carolina Mendonça e José Toste.

Palestra com Paulo Garcia

O turismo de natureza é estratégico para os Açores e há diversos desafios para a gestão sustentável dos percursos pedestres. Neste âmbito, é essencial encontrar um equilíbrio entre o incremento do potencial turístico da natureza e a proteção do rico patrimônio natural da região. O vogal do Açores DMO (Destination Management Organisation), Paulo Garcia, fala sobre a Rede Regional de Percursos Pedestres que é composta por 92 trilhas, discorre sobre diversas ações em desenvolvimento e estabelece que “é preciso medir para gerir”.

Palestra com Carolina Mendonça

A sustentabilidade é um processo contínuo e que envolve múltiplos aspectos. Os Açores são reconhecidos como o primeiro arquipélago do mundo certificado como sustentável pela EarthCheck. A Coordenadora do Açores DMO (Destination Management Organisation), Carolina Mendonça, compartilha como é o processo de certificação nas 9 ilhas e traz reflexões instigantes para que a região possa seguir no rumo da sustentabilidade.

Palestra com José Toste

O Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores – Horizonte 2030 (PEMTA 2030) é um documento que define produtos estratégicos, segmentos de mercado, metas a atingir para o turismo na região, assim como estratégias por ilha. Nesta palestra, José Toste, Vogal da Estrutura da Sustentabilidade dos Açores, Azores DMO, apresenta as linhas mestras do Plano e nos convida a ler o documento, disponível em: Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores – Horizonte 2030.

Palestra com membros do grupo de pesquisa
Turismo: Neurociências & Computação

A neurociência do consumo aplicada aos negócios de turismo é uma temática emergente, seja do ponto de vista das pesquisas, como da utilização dos resultados pelo trade turístico. Alguns dos membros do grupo de pesquisa “Turismo: Neurociências e Computação”, Carla Farga, Patrick Moratori, Marcelo Knop e Kairo Ribeiro, compartilham seus conhecimentos sobre técnicas e métodos de pesquisa, entre estes, eyetracking, eletroencefalograma e mouse tracking. As oportunidades nessa área são infinitas, mas os desafios também.

Painel: “E depois da licenciatura?

Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo foi realizado um evento, na Universidade dos Açores, com o painel: “E depois da Licenciatura?”. Este foi composto por Alexandre Costa (Bensaude Turismo), Matilde Ferreira (Pandora Tours), Rita Pereira (Mr. Travel Açores), Rodrigo Medeiros (InAzores) e Sara Vieira (Canadiano Hotel), sob a moderação da prof.ª Doutora Daniela Fantoni. Os integrantes do painel compartilharam suas experiências, trajetórias, expectativas e inquietações. Deixaram diversos conselhos aos estudantes, por meio de uma linguagem simples e repleta de maturidade.

Palestra com Miguel Nobre

O turismo cinematográfico permite uma simbiose perfeita entre cinema e turismo, sendo que este segmento pode ser estratégico para o desenvolvimento de diversas localidades. Ainda em fase inicial, nos Açores, identifica-se grandes potencialidades a serem desenvolvidas para potencializar o turismo cinematográfico. Miguel Nobre, Mestre pela Universidade dos Açores, e Licenciado em Gestão Hoteleira pela Universidade do Algarve, apresenta os resultados do trabalho de projeto desenvolvido durante o seu mestrado.

Palestra com Adriana Chim-Miki

A coopetição aplicada ao turismo possibilita um novo olhar sobre as relações entre competição e cooperação. Venha conhecer a teoria de base da coopetição e como esta pode ser benéfica para destinos e empresas turísticas. A palestrante, Adriana Chim-Miki, é doutora em Turismo, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Campina Grande e, atualmente, está realizando o seu pós-doutorado na Universidade de Aveiro. Em sua palestra ela compartilha casos de sucesso e dá diversas recomendações de como estimular a coopetição no turismo.

Palestra com Dartilene Silva

Temas emergentes sobre segurança no segmento de turismo de aventura são abordados por Dartilene Silva. Especialista na área, com atuação na orientação e implantação de requisitos para selos de qualidade e normas técnicas para o turismo, é Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Paraná e sócia diretora da 8 Vias Consultoria. Assista a palestra para entender mais sobre esta área tão relevante para o desenvolvimento responsável do turismo de aventura. Dartilene assinala: “gerenciar o risco, salva vidas”!

Painel: Expectativas do Mercado de Trabalho sobre a Formação em Turismo


Deixe um comentário